quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

«A Maior Flor do Mundo»

Cansada de brincar nas traseiras da casa com os irmãos, a Criança avisou-os que ia visitar as fadas, pois já há muito tempo que não o fazia. Avisou também os pais para que estes não se assustassem quando dessem pela sua falta.

Embrenhou-se na floresta que naquela altura do ano, o Outono, era uma autêntica aguarela de tons. As árvores tornavam-se policromas: entre o amarelo velho, o castanho, o vermelho, um restinho de verde escuro tudo parecia a mais pura harmonia do Universo. Como as folhas caíam à menor brisa ou mesmo sem ela, o chão ficava atapetado e macio.

A Criança gostava de admirar a floresta nesta altura do ano. Tudo se preparava para entrar no Inverno onde tudo estaria mais despido e faria mais frio. Com certeza que nevaria. E aí a paisagem e as brincadeiras seriam outras. Fantasia era ainda mais Fantasia!

Quando a Criança chegou ao palácio das Fadas, disseram-lhe que elas tinham ido salvar um unicórnio que caíra numa ravina e estava em perigo de vida. A Criança quis ir ter com elas, porém um sábio gnomo aconselhou-o a não ir. Ele não sabia ao certo o local onde se encontravam e podia ser perigoso. Sugeriu-lhe que fossem até à bibloteca e, assim, enquanto esperava, podia ler um livro.

A Criança, que já lera muitos e muitos livros, pediu-lhe uma sugestão. O gnomo subiu a escada para chegar a uma das estantes e retirou um livro intitulado A Maior Flor do Mundo. Assim que o entregou à Criança, ela explicou-lhe que já tinha lido aquele livro e que era dos mais belos que tinha lido. Como o gnomo ainda não tinha lido aquela história, a Criança contou-lha.

Um menino sai da sua aldeia e vai ver mundo. Afasta-se seguindo o curso do rio, viajando até Marte, apesar da sua tenra idade, e já em terra descobre uma flor.
A flor que estava sequiosa. Não havia água ali perto! A flor é salva graças ao esforço do menino que faz muitas caminhadas, trazendo na concha das mãos, o precioso líquido para matar a sede à flor que se torna viçosa e linda. O seu amor pela Natureza é inabalável pois no fim desta aventura os seus pés ficam a sangrar. Já muito
cansado adormece e a flor deixa cair uma bela pétala para o proteger.
Quando os pais e vizinhos o encontram, pois já o julgavam perdido, é levado para a aldeia onde é considerado um herói.

O gnomo enterneceu-se com a história e quis saber o nome do seu autor. A Criança disse-lhe que José Saramago era o escritor. E mais! No início da narração da história,Saramago confessa que não sabe escrever histórias para crianças, que não tem paciência, que tem de se utilizar uma linguagem simples.
O gnomo disse que a história que acabava de ouvir, contradizia tudo o que José Saramago dissera. A Criança reforçou que aquele tinha sido o único livro infanto-juvenil que este escritor escrevera, contudo era uma obra prima. Aliás, até já lho dissera pessoalmente.
Quando? - quis saber o gnomo.
Num destes dias, em que José Saramago passeava por Fantasia!
*******
Esta história foi adaptada para cinema./ Espanha 2006/ Animação/ 10m
http:/cinema.sapo.pt/filme/a-flor-mais-grande-do-mundo

7 comentários:

  1. Gostei muito Natália, estava mesmo à espera da próxima história passada em fantasia. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Olga,

    muito obrigada pels suas palavars e por seguir as aventuras em Fantasia. Haverá mais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também gostei muito desta história.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Patty.

    Fantasia ainda vai dar muito que falar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Natália
    Não sei se te vou perdoar: crias este mundo belíssimo e não me dizes nada?
    Só tenho pena de já ter deixado crescer a criança dentro de mim e, portanto, já não poder habitar em Fantasia.
    Mas vou acompanhar, estou certa de Fantasia ainda vai dar muito que falar, como tu dizes.
    Bjs e muitas fantasias!

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Teresa,

    criei este blogue com o objectivo de dar a conhecer o meu lado de contadora de histtórias, mas dos autores que divulgo junto dos alunos,
    Não sei bem como, tudo tomou outro rumo. A história de Fantasia nasceu e vai ser a minha história com as de outros autores que divulgo.

    ResponderEliminar
  7. Pronto! Senti cá dentro qualquer coisa... acho que a Criança me tocou de vez... no coração. Agora já não consigo sair de Fantasia... :D

    Beijinhos**

    o meu outro blog já está prontinho e 'aberto ao público'. na ::sopa das letras:: encontrarás o link.

    ResponderEliminar