sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Festa de Solstício II

Foto de F Nando
***
As crianças e alguns adultos bebiam sumos naturais de laranja, de cenoura enquanto aguardavam o almoço. Outros adultos bebiam licores de frutos e vinho. Antes ainda da refeição, foram distribuídos morangos bem vermelhos, carnudos e docinhos e coktails de ervas. Depois seguiu-se o almoço. O primeiro prato foi javali assado no espeto regado com um molho à base de mel e bagas com salada de batata. O segundo foi peixe grelhado com salada de rúcula selvagem, abacate e bagas de romã. O terceiro foi lombo de porco companhado de maçã cozida. Havia também tartes de folhas tenras de alface e cenoura. Havia todo o tipo de sobremesas. Pasteis de maçã. Morangos embebidos em mel. Tarte de amoras. E fruta. Muita fruta, pois a terra de Fantasia era muito fértil.
Todos estavam felizes. Sentia-se essa felicidade no tom das vozes e via-se nos rostos sorridentes. A seguir ao almoço, depois de um breve descanso, seguiram-se as actuações musicais. Um grupo de rapazes tocou guitarra e, para surpresa dos habitantes mais velhos, um deles cantou de forma maravilhosa. No fim, recebeu muitos aplausos e elogios. Um grupo de meninas aprensentou uma dança alusiva ao tema da festa. Também elas cativaram o público. Depois foi a vez de todos dançarem. Havia rodas que se faziam e desfaziam com mais ou menos participantes.
Ao início da noite os mais jovens acenderam uma grande fogueira no centro da clareira e algumas tochas para iluminar o espaço. A festa continuava animada. O jantar foi ainda mais suculento: consomé de espargos; cataplana do mar, sapateiras recheadas, queijo de cabra e ovelha. Para beber, para além dos sumos de fruta, havia água e ponche de frutos do bosque bem fresquinho. O jantar foi uma animação.
A festa prolongou-se pela noite dentro até o sol raiar. Alguns adormeceram na clareira, outros regressaram a casa, outros ainda foram passear à beira mar. Os Pés Gigantes regressaram à sua terra. A Criança também foi para casa na companhia dos pais. A princesa Ju regressou com as outras princesas ao palácio. Os Elfos, os Gnomos e os Unicórnios foram ver o nascer do sol na praia. As fadas também ficaram a passear por Fantasia. Mas nem todos regressaram a casa...

7 comentários:

  1. Eu fui com os Elfos, os Gnomos e os Unicórnios ver nascer o sol na praia. Que festa maravilhosa!

    Bjs :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que se divertiu nesta festa. Eu também a aproveitei bem. Foi muito animada!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Que festa, eles estavam mesmo a precisar de uma como esta.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  4. Havia muita tensão em Fantasia.Era necessário esquecer os últimos acontecimentos.

    :))

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão Patty. Foi uma festa de arromba!!!

    ResponderEliminar
  6. Que bela festa!
    Estava mesmo a precisar de uma assim quanto mais não fosse em sonhos. Deliciei-me a ler este texto.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Sabem, eu também precisava de uma festa assim... Falta-me só um pretexto que deve estar a chegar...


    Beijinhos

    ResponderEliminar